Arquivo de 31/12/2017

Aceitem-se uns aos outros

Nenhum outro grupo daquela época era igual a Igreja Primitiva – a do primeiro século depois de Cristo, quanto à diversidade e etnias, de formações religiosas e de classes sociais. Ali, na mesma igreja, se encontrava judeus, romanos, bárbaros, gregos, escravos, e livres, ricos e pobres. Essas pessoas traziam para dentro do Corpo de Cristo as mais variadas formações educacionais…

Leia Mais »

Projetos e Alvos para 2018

Neste final de ano convidamos você para fazer um exercício: Avalie que tipo de pessoa você era no início do ano e que tipo de pessoa você é hoje. Melhorou? Piorou? Permanece igual? Muita gente costuma traçar metas no inicio de cada ano. Todavia, nem todos se detêm para avaliar em que essas metas alteraram suas vidas. Mas do que…

Leia Mais »

O que significa comunhão?

Para alguns, é uma agradável conversa entre amigos, acompanhada, quem sabe, de cafezinho e biscoitos. Para outros, um churrasco ou piquenique de famílias da igreja. Ainda outros diriam que a comunhão consiste em nos reunirmos para cantar, compartilhar os acontecimentos dos últimos dias e orar. Outros se lembram de que “comunhão” é um dos nomes da Ceia do…

Leia Mais »

Alerta para as férias

Quem pensa que férias escolares são sinônimos apenas de diversão e lazer, se engana. Este período exige cuidado em dobro dos familiares que possuem filhos pequenos. “Os pais devem ficar atentos, pois 67% das crianças de zero a dez anos se acidentam dentro do domicílio. A ocorrência se torna ainda mais frequente nas férias porque as crianças têm mais…

Leia Mais »

A estrela

Muitas emoções diferentes tomam conta do nosso coração na noite de Natal. É uma noite como todas as outras, mas ao mesmo tempo diferente. Para alguns, a troca de presentes, a família reunida, a ceia gostosa dão um toque diferente na esperada noite. Para outros, no entanto, lembranças tristes, expectativas frustradas, brigas na família podem dar um sabor amargo à temida…

Leia Mais »

O plano de Deus para a paternidade espiritual

Qual o plano de Deus para o seu povo? Ele deseja que esse povo seja a sua “família”. A família é ideia de Deus porque Ele a ordenou e a projetou. “E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Co 6.18). Deus é o Pai de uma grande…

Leia Mais »

Marca de uma igreja saudável

Uma marca distintiva de uma igreja saudável é uma preocupação penetrante com o crescimento da igreja – não simplesmente com o crescimento numérico, mas com o crescimento pessoal dos membros. Talvez alguém pense que uma pessoa pode ser um “bebê em Cristo” pela vida inteira. O crescimento é visto como um item opcional reservado para discípulos particularmente zelosos. Entretanto, crescimento é um sinal…

Leia Mais »

Estrutura de Pequenos Grupos

1. Relacionamentos. Os pequenos grupos existem para aproximar as pessoas uma das outras. A expressão “uns aos outros” é a chave nesse processo. Muitos confundem pequenos grupos com reuniões, mas na verdade os pequenos grupos transcendem suas reuniões, pois os relacionamentos não podem ser limitados por espaço e tempo. 2. Qualidade. Os pequenos grupos existem para cuidar da qualidade. Eles existem para…

Leia Mais »

Como se constrói uma Igreja

“… ao seu lado Uziel, filho de Haraías, um dos ourives; ao lado dele Hananias, um dos perfumistas; e fortificaram Jerusalém até o muro largo”. Ne. 3:8. Este versículo está contido no meio da história da reconstrução de Jerusalém comandada por Neemias. Para reconstruir uma cidade do porte de Jerusalém, era necessária muita mão de obra, e mão de obra especializada;…

Leia Mais »