Alerta para as Férias

Valores dos PaisQuem pensa que férias escolares são sinônimos apenas de diversão e lazer, se engana. Este período exige cuidado em dobro dos familiares que possuem filhos pequenos. “Os pais devem ficar atentos, pois 67% das crianças de zero a dez anos se acidentam dentro do domicílio. A ocorrência se torna ainda mais frequente nas férias porque as crianças têm mais tempo livre”, alerta a diretora de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta.

Dentro de casa, a grande vilã é a cozinha. “É um local que reúne vários riscos em potencial. A supervisão de um adulto ou responsável que responda pela segurança da criança é o primeiro cuidado para a prevenção de acidentes”, diz. Ela cita o piso molhado, as facas guardadas em gavetas e armários baixos, além de produtos de limpeza expostos e panelas com o cabo voltado para fora no fogão como perigosos.

O segundo tipo mais comum de acidentes na infância são os chamados acidentes de transportes, que incluem tanto os atropelamentos quanto os relacionados ao uso de bicicletas. “É muito importante que os pais tenham atenção com relação à bicicleta, pois ela é responsável por 53% dos acidentes de transportes”, frisa Deborah Malta.

Compartilhe essa página nas suas redes sociais:

Deixe uma resposta